É oficial: o Google está reescrevendo os títulos das páginas que aparecem nos resultados das buscas feitas pelos usuários. Desde meados de agosto deste ano, diversos profissionais de SEO vêm notando mudanças nas etiquetas dos títulos (title tag) das páginas de seus sites exibidas nos mecanismos de buscas (SERPs) da companhia.
De acordo com publicação feita em seu blog, o Google revelou que a otimização automática dos títulos que serão exibidos no principal buscador da internet pode ser feita a partir das etiquetas H1, H2 ou de qualquer texto que faça parte do conteúdo publicado.
Isso significa que, ainda que o título de uma página de sua web esteja otimizado, o Google pode optar por mostrar outro título nos resultados do seu buscador.
Em publicação feita no Twitter, John Mueller, o guru de SEO do Google, confirmou que a atualização dos títulos das páginas não impactará no ranqueamento de um site nos buscadores.
E agora? Essa mudança afeta o ranqueamento das páginas do meu site?
De acordo com o porta-voz da companhia, se trata de uma “mudança puramente de exibição”. Isso significa que é um processo que funciona de maneira independente ao ranqueamento de uma web nos buscadores.
Como devo otimizar a title tag do meu site?
Apesar da mudança, o Google reforça que ter uma title tag otimizada segue sendo uma prática válida. A companhia recomenda que os proprietários de sites sigam otimizando, já que, segundo a empresa, as etiquetas são usadas em mais de 80% das vezes.
Na rede social do passarinho azul, há relatos também de profissionais que, a partir de relatórios feitos pela Semrush, uma das principais ferramentas de SEO do mercado, identificaram uma tendência dos algoritmos dos buscadores de exibir a informação indicada como H1 no lugar dos títulos.
A informação também foi veiculada pelo Search Engine Journal, pelo blog do Sistrix e pelo Search Engine Roundtable