Você sabe o que é e para que serve o Social Selling Index (SSI) do LinkedIn? Em diversas conversas que tenho com colegas de trabalho, costumo ouvir comentários sobre o espaço fundamental que a maior rede profissional do mundo deve ocupar na estratégia digital de qualquer negócio.
Mas, ainda que sua importância seja cada vez mais percebida, há um desconhecimento considerável sobre uma importante ferramenta criada pela plataforma.
Por isso, resolvi destrinchar neste artigo algumas perguntas que considero relevantes para compreender, de maneira clara, sobre o SSI, o índice criado pelo LinkedIn para medir a capacidade de “venda” de qualquer perfil na rede social.
Índice
- O que é e como aumentar o SSI do LinkedIn?
- Como ver o SSI no LinkedIn?
- Dicas de perfis do LinkedIn para seguir
O que é e como aumentar o SSI?
Como eu já dei “spoilers” no começo desse texto, o índice criado pelo LinkedIn serve basicamente para medir a utilização da rede social como instrumento de “venda” social na plataforma.
E, para calcular a pontuação do seu perfil — que pode variar de 0 a 100 —, a plataforma considera quatro principais aspectos para chegar no resultado final:
- Estabelecer sua marca profissional
- Localizar as pessoas certas
- Interagir oferecendo insights
- Criar relacionamentos
Abaixo, explico detalhadamente quais são os aspectos levados em conta em cada um desses pilares.
1. Estabelecer sua marca profissional
Marque sua presença profissional no LinkedIn com um perfil completo:
- Ter um perfil completo
- Multimídia anexada ao perfil (Destaques e Mídias em Experiências)
- Ter uma imagem de capa no perfil
- Ter recomendações de competências
- Artigos publicados
- Seguidores gerados a partir de publicações
2. Localizar as pessoas certas
Expanda sua rede de contatos para encontrar os clientes certos:
- Pesquisa e acessar o perfil dos leads
- Pesquisa avançada de leads*
- Receber visitas no seu perfil
- Salvar leads*
- Número de dias que você usou LinkedIn nos últimos 30 dias
3. Interagir oferecendo insights
Compartilhe atualizações que promovam diálogos e fortaleçam relacionamentos.
- Engajamentos dados e recebidos (curtidas, comentários, compartilhamentos)
- Engajamento recebido com artigos
- Compartilhamentos
- Mensagens enviadas
- Taxa de respostas recebidas por InMail*
- Quantidade de grupos que você entrou
- Contas salvas*
- Exibições em pesquisas
4. Criar relacionamentos
Construa relacionamentos de confiança com decisores para fortalecer sua rede.
- Quantidade de conexões feitas
- Qualidade das conexões
- Grau de intensidade das conexões dentro da sua empresa
- Taxa de aceitação por conexões solicitadas
Vale destacar ainda que as atividades marcadas com asterisco são funcionalidades que dependem do acesso ao Sales Navigator, ferramenta premium do LinkedIn.
Como ver o SSI no LinkedIn?
Você pode acessar o Social Selling Index (SSI) do LinkedIn neste link ou, se preferir, basta digitar “ssi linkedin” no Google e clicar no link da plataforma de soluções de venda da companhia.
Em seguida, basta escolher a opção “Get your score free” (Confira sua pontuação grátis)
E aí prontinho! Você já pode conferir qual é sua pontuação de SSI. Nessa mesma tela, você poderá saber ainda como está sua performance em comparação à sua rede e ao setor em que você atua.
Dicas de perfis do LinkedIn para seguir
Se isso tudo que eu falei por aqui é novidade para você, uma boa dica para você é traçar uma estratégia de sucesso no LinkedIn é buscar referências de perfis que vêm fazendo um trabalho interessante na plataforma.
Para facilitar sua vida, vou deixar as listas dos últimos três anos dos usuários que estão promovendo conversas engajadas em seus setores de atuação. Profissionais que, por compartilhar pontos de vista únicos, iniciam conversas que fazem com que toda a rede fique mais bem informada.
Espero que os insights gerados a partir das análises desses perfis sejam um bom ponto de partida para você elevar o nível da sua contribuição para as conversas que se formam na plataforma.