loader image
Web Summit 2023

Web Summit 2023: 5 coisas que você precisa saber do principal evento de tecnologia da Europa

Share on linkedin
Share on email

Não é só de bolinho de bacalhau e pastel de nata que se vive Portugal. Em meados de novembro, tive a oportunidade de ir a Lisboa para participar da edição de 2023 do Web Summit, um dos maiores e mais importantes eventos de tecnologia da Europa. De 13 a 16 de novembro deste ano, visitei os cinco pavilhões do Parque das Nações — enorme área revitalizada à beira do Rio Tejo —, que abrigou as mais de 70 mil pessoas que foram até o coração da capital portuguesa para assistir palestras e acompanhar mesas-redondas sobre os mais diversos temas da indústria tecnológica.

Foram quatro jornadas intensas de evento, mas que fizeram valer a pena cada segundo investido por lá. Teve de tudo um pouco: networking com profissionais de diversos países, café com representantes de empresas que, até então, só havia conversado por e-mail, palestras sobre universo de criação de conteúdo digital e – é claro – um ar fresco fora do ambiente corriqueiro do escritório para refrescar as ideias. E, depois desse turbilhão de estímulos, resolvi compilar nesse conteúdo um resumo com as cinco (5) coisas mais interessantes da minha experiência em terras portuguesas na edição de 2023 do Web Summit.

1. Como gerir a reputação online de uma marca? Uma palestra de Nikita Prokhorov, da Reputation House.

O número um da minha lista não poderia ser diferente. Os quase 30 minutos de palestra de Nikita Prokhorov foi o ponto alto da minha participação no Web Summit. Com muita energia e carisma, o CEO da Reputation House deu uma verdadeira aula sobre reputação digital.

Quem trabalha com o universo de criação de conteúdos digitais sabe o tamanho do desafio que é gerir uma marca dentro de um ecossistema digital. Nesse tabuleiro online, qualquer deslize pode ser suficiente para desencadear uma crise reputacional para um negócio. E, muitas vezes, quando isso acontece, é preciso saber identificar qual é a melhor estratégia de gestão dos danos causados à imagem de uma marca.

Foi exatamente sobre esse processo que o fundador da Reputation House destacou durante sua palestra sobre “Como gerenciar a reputação online”. Para Nikita, boa parte do sucesso de uma boa gestão passa por criar “uma estratégia multicanal para melhorar reputação online”, que deve contemplar a análise e seleção das ferramentas corretas para cada contexto. Google Reviews, Wikipedia, redes sociais e conteúdos otimizados para SEO foram algumas das plataformas recomendadas por ele para conseguir atenuar os danos provocados por uma crise reputacional.

Nikita Prokhorov conta sobre como gerir reputação em ambientes digitais.

E, como não poderia ser diferente, rolou o “momento jabá”. Nikita aproveitou o espaço para anunciar a “Check Reputation“, uma ferramenta desenvolvida por sua empresa para escanear a presença digital de uma certa palavra-chave no Google. Depois de digitar o termo que você pretende consultar, a plataforma calcula uma pontuação de reputação digital, em uma escala que pode variar de 0 a 100, de acordo com a presença online desse termo no principal buscador da internet.

“É preciso de uma boa estratégia multicanal para melhorar sua reputação online”

Nikita Prokhorov

Inteligência artificial: como inserir a IA no processo de criação de conteúdo do seu negócio?

Outro ponto que merece destaque no Web Summit 2023 foram as inúmeras palestras, showcases e soluções com uso de tecnologias de inteligência artificial. Das aplicações da área da saúde às feramentas de criação de conteúdo digital, empresas de diferentes portes e setores surfaram na crista da onda da IA e apresentaram caminhos bem interessantes para quem quiser apostar por essa tecnologia. Eu te conto, em detalhe, sobre duas delas que me obrigaram a reservar um espacinho cativo nesse resumão do Web Summit.

2. Adventr: ferramenta para escalar sua criação de conteúdos com gamificação

Devo Harris, CEO e fundador da Adventr, não precisou de mais do que três minutos para subir no palco e fazer uma breve introdução ao seu negócio. Esse tempo foi suficiente para ele dar um contexto sobre sua empresa e apertar o play no vídeo gamificado, que conta uma envolvente história criada com sua ferramenta de inteligência artificial.

O “pulo do gato” da solução desenvolvida pela empresa de Harris é a facilidade que sua ferramenta de inteligência artificial oferece para criar conteúdos gamificados. Como você pode conferir no vídeo abaixo, a história criada insere as centenas de pessoas que estavam presentes no evento dentro da narrativa. E quem decide o que vai acontecendo ao longo do caminho é o público, que pode participar das escolhas do personagem pelo seu próprio celular. Um exemplo de conteúdo que engaja, envolve sua audiência e cria uma experiência memóravel para os participantes que embarcaram naquela narrativa por un bons minutos durante o Web Summit.

Adventr apresenta, no Web Summit 2023, solução de inteligência artificial para criação de conteúdos audiovisuais com gamificação.

3. Lipdub, software da empresa Marz. Solução com IA para dublagem de filmes

Outra solução de inteligência artificial que me chamou bastante atenção no Web Summit 2023 foi a Lipdub. Como o próprio nome sugere — a junção dos termos “lábios” e “dublagem” em inglês —, o aplicativo criado pela empresa MARZ (Monsters Aliens Robots Zombies) oferece uma solução de inteligência artificial para resolver, em poucos cliques, um problema que se arrasta há décadas no mercado audiovisual: a qualidade da dublagem de filmes.

Para algumas pessoas, pode passar batido. Para outras, pode ser motivo suficiente para justificar uma crítica negativa de um filme. Não sei você, mas eu, particularmente, sou um daqueles que acredito que assistir a um filme dublado com um personagem falando sem a menor sincronia com o áudio pode gerar uma experiência frustrante e negativa para muitos cinéfilos.

E foi assim, tentando impedir essa frustração em vários filmes, que o Lipdub invadiu o mercado cinematográfico. Longas metragens com números expressivos de bilheteria — como Parasita ou Round 6 — fizeram uso do aplicativo para promover experiências mais interessantes para os espectadores. E os resultados foram impressionantes: o engajamento cresceu doze (12) vezes, quando comparado com os conteúdos audiovisuais que não usaram a ferramenta.

Networking no Web Summit 2023: oportunidade para conhecer profissionais e negócios

Ter a oportunidade de conhecer pessoas e negócios de diferentes países é um dos principais benefícios que os participantes do evento podem aproveitar. Eu sei que isso pode soar como algo um pouco óbvio, mas a verdade é que as ferramentas disponibilizadas pelo Web Summit potencializam as possibilidades de networking na conferência. Elas permitem que, de forma rápida e intuitiva, os participantes possam ampliar sua rede de contatos e estreitar relacionamentos com outros profissionais que possam agregar valor à sua experiência no evento.

O aplicativo do Web Summit inclui diversas funcionalidades que promovem o networking e facilitam a gestão da agenda de compromissos ao longo do evento.

E a verdade é que se engana quem pensa que a movimentação para tomar aquele cafézinho com um potencial cliente começa só no primeiro dia de evento. O Web Summit oferece, com meses de antecedência, um aplicativo para que os participantes possam se registrar e conectar com pessoas e empresas. Com uma interface bastante parecida com a de uma rede social, você pode também consultar informações sobre participantes e até trocar mensagens pelo chat do aplicativo com outros profissionais na conferência.

O aplicativo oferece ainda recursos interessantes para permitir que os usuários adicionem atividades do seu interesse na agenda de cada dia e, assim, organizem seus compromissos ao longo da conferência. É também pela mesma plataforma que eles podem ver informações sobre alguma empresa interessante que tenha cruzado seu caminhado ao longo do evento ou, até mesmo, convidar outros profissionais para uma reunião de negócios.

4. Startup Showcase: empreendedores apresentam soluções, em diferentes níveis de maturidade, para resolver problemas no ecossistema digital.

O quarto item da minha lista de destaques do Web Summit 2023 é o Startup Showcase, atividade da conferência que reúne empreendedores do mundo inteiro para apresentar suas soluções, com diferentes níveis de maturidade (Alpha, Beta e Growth), para problemas no ecossistema digital. Os fundadores de cada negócio têm somente dois minutos para fazer seu “pitch” de vendas e apresentar sua solução para os representantes de empresas e investidores presentes.

Ao longo dos quatro dias de evento, Lisboa recebeu mais de 2.600 startups de diferentes áreas de atuação — como saúde, educação, finanças e tecnologia. Mas foram apenas algumas delas que tiveram a oportunidade de subir no palco e “vender seu peixe” para investidores e potenciais clientes presentes no Web Summit.

Web Summit 2023: Tapni é apresentado no evento
Web Summit 2023: Tapni, negócio voltado para criação de cartões digitais, é apresentado no evento.

5. Jimmy Wales, fundador do Wikipedia, alfineta Elon Musk no primeiro dia de Web Summit

Por último (mas não menos importante), não posso deixar de incluir no meu top 5 do evento a alfinetada que Jimmy Wales, fundador do Wikipedia, deu em Elon Musk, dono do X (o antigo Twitter). Durante sua participação no primeiro dia do Web Summit 2023, quando comentava sobre os grandes modelos de linguagem (LLM), o fundador da principal enciclopédia online colaborativa do mundo disse: “estarei feliz se os LLM estiverem lendo o Wikipedia ao invés dos posts do Elon Musk”, em clara alusão às polêmicas que o dono da rede social acumula em suas publicações pessoais.

Jimmy Wales comentou ainda sobre o uso de ferramentas com soluções de inteligência artificial: “é divertido brincar com o ChatGPT, mas, quando você começa a aprofundar mais seu uso, você aprende que ela é uma ferramenta ruim”, afirmou o fundador do Wikipedia, durante sua participação no Altice Arena, o palco das palestras das celebridades no Web Summit 2023.

O que é o Web Summit?

O Web Summit é uma empresa com sede em Dublin, na Irlanda, que organiza eventos de tecnologia em algumas das principais capitais do mundo — como Lisboa, Rio de Janeiro, Catar, Toronto e Hong Kong. De acordo com a renomada agência de notícia Reuters, o evento é “a maior conferência de tecnologia da Europa”.

Na edição de 2023 do Web Summit de Lisboa, foram mais de 70 mil participantes de 153 países. Contou com mais de 800 palestrantes, 2.600 startups, 900 investidores e 2100 representantes de mídia especializada de todo o mundo.

VAMOS CONVERSAR?

contato@guibarbosa.com.br

Copyright GUILHERME BARBOSA 2024 © Todos os direitos reservados.