Quiz do Dia do Goleiro! Teste seus conhecimentos sobre arqueiros que defenderam as cores dos clubes cariocas

Desde 1976, a data de 26 de abril é especial para o mundo da bola. É neste dia em que se comemora o Dia Nacional do Goleiro. Um profissional que carrega a responsabilidade de impedir que seus adversários façam gols em sua baliza. Ser intransponível, no entanto, nem sempre é uma tarefa fácil. Entre três traves, o goleiro pode provocar emoções diametralmente opostas. Em frações de segundos, ele pode ir do céu ao inferno. Da glória ao fracasso. Da idolatria à repulsa. E a data escolhida para homenagear essa posição tem um motivo gigante, com nome e sobrenome: Haílton Corrêa Arruda, também conhecido por Manga. Foi há exatos 82 anos que veio ao mundo este que é considerado por muitos um dos maiores goleiros da história do futebol no país.

A trajetória do arqueiro no futebol começou, em 1955, no Sport. Mas foi no Botafogo, com sede no coração da Cidade Maravilhosa, que Manga escreveu os capítulos mais importantes de sua carreira no esporte. Foi durante sua passagem pelo alvinegro carioca, de 1959 a 1968, que o goleiro pernambucano vestiu a camisa da Seleção Brasileira pela primeira vez e até disputou uma Copa do Mundo, a de 1966. Manguita, como também era conhecido, defendeu a meta de outras equipes tradicionais do futebol brasileiro e sul-americano. Vestiu as cores do Nacional-URU, Internacional, Operário-MS, Coritiba, Grêmio e Barcelona-EQU.

E, para homenagear essa posição que é, ao mesmo tempo, tão fascinante e ingrata, preparei um quiz com quatro perguntas para testar seu nível de conhecimento sobre arqueiros que defenderam as metas dos quatro grandes times do Rio de Janeiro.

Results

Defesaça! Gabaritou. 🙂

Errooou! Não foi dessa vez que você acertou tudo. 🙁

#1 Quem é o goleiro da foto? Vestiu a camisa do Vasco na histórica derrota por 7×2 para o Athletico-PR em 2005. Após sua passagem por São Januário, jogou em clubes brasileiros e europeus. Hoje, é goleiro de Beach Soccer do Flamengo.

#2 Quem é o goleiro da foto? Fez história com a camisa do Botafogo. Foi titular na memorável conquista do Campeonato Brasileiro de 1995. Ficou no clube entre 1993 a 2002.

#3 Quem é o goleiro da foto? Foi campeão do Campeonato Carioca pelo Fluminense em 2005. Mas o episódio que marcou sua passagem pelas Laranjeiras foi a comemoração do título da Taça Rio daquele ano. O goleiro, diferente de seus companheiros, resolveu comemorar a conquista sem proferir palavrões: “Poxa, caramba”, vibrou. Abandonou os gramados aos 37 anos.

#4 Quem é o goleiro da foto? Em sua passagem pelo Flamengo, ganhou notoriedade por sempre cair para o lado direito nas cobranças de pênalti. Saiu da Gávea com relação bem desgastada com a torcida rubro-negra. Atualmente, defende as cores do Coritiba.

finish

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *